- no algoritmo genético, a probabilidade de sobrevivencia dos individuos é proporcional ao seu fitness. Eu nao impementlei como probabilidade mas sim como certo, sempre pegando os mais adaptados.
O método selecionarAleatorio poderia ser otimizado tambem, para considerar os mais adaptados em serem selecionados com maior probabilidade.
Isto pode gerar a uma situação onde a resolução demore muito, mais que o previsto ou até mesmo que não encontre a solução, após milhares de iterações.
Coloco aqui então uma outra abordagem que me ocorreu. A idéia central é aumentar a probabilidade de mutação caso o fitness do melhor elemento não aumente apos 1mil iteracoes (poderia considerar o fitness global tambem). Depois de 2mil iteracoes a probabilidade de mutação aumenta ainda mais.
Outra idéia é tambem fazer com que somente 2 dos melhores pais sobrevivam e 2 dos piores filhos sejam eliminados. Assim garantimos que outros pais tambem possam disseminar seus genes, mesmo não sendo tão competitivos no momento.
Ainda, ocorrendo mais de 5mil iterações e não atingindo a solução ótima, toda população é eliminada e uma nova é gerada.
Pensando na linha darwinista podemos traduzir que se uma população não se adaptar rapidamente ao ambiente então poderá ser dizimada e uma nova população tomará o seu lugar. Os parametros de quando isso deve ocorrer dependerá do tipo de problema.
Uma metáfora: se não encontrarmos uma maneira de viver em outros planetas poderemos ser solapados por um meteoro ou por mudanças climáticas.
A opção por manter alguns da espécie nesta matança pode ser uma opção tambem mas não foi implementada.
Outra mudança no algoritmo abaixo é que o filho irá sofrer mutação somente se o seu fitness for menor ou igual que o maior fitness.
Após 2mil testes, com estas considerações, a média de iterações foi de 3096,98 o que é considerado satisfatório e não ocorreu nenhuma falha.
Abaixo o algoritmo modificado:
import java.util.HashSet;
import java.util.Random;
import java.util.Set;
/**
* @author Ricardo Alberto Harari - ricardo.harari@gmail.com
*
*
*/
public class OitoRainhas {
private static final int MAX_FITNESS = 8;
private static Random randomico = new Random();
// parametros de stress test
private static boolean ocorreuFalha = false;
private static int totalMaxIteracoes = 0;
private static int totalIteracoes = 0;
private static boolean disablePrint = false;
public static void main(String[] args) {
// disablePrint = true;
// for (int i = 0; i <>
go();
// System.out.println("i=" + i);
// }
// System.out.println("------- MAX ITERACOES=" + totalMaxIteracoes);
// System.out.println("-------MEDIA ITERACOES="
// + (totalIteracoes / 2000.0));
// System.out.println("------- OCORREU FALHA?" + ocorreuFalha);
}
/**
* inicio do processo
*/
private static void go() {
long startTime = System.currentTimeMillis();
println("Populacao Inicial");
// gerar a populacao inicial com 10 individuos
Setpopulacao = new HashSet ();
carregarPopulacao(populacao);
println("------------------------------");
double probabilidadeMutacao = 0.15;
int maxIteracoes = 300000;
String melhorIndividuo = null;
boolean achouSolucao = false;
int bestFitness = 0;
int i = 0;
int counter = 0;
for (i = 0; i <>
melhorIndividuo = geneticAlgorithm(populacao, probabilidadeMutacao,
bestFitness);
int ftness = fitness(melhorIndividuo);
if (ftness > bestFitness) {
probabilidadeMutacao = 0.10;
counter = 0;
println("novo fitness = " + ftness);
bestFitness = ftness;
if (ftness == MAX_FITNESS) {
achouSolucao = true;
break;
}
} else {
counter++;
if (counter > 1000) {
probabilidadeMutacao = 0.30;
} else if (counter > 2000) {
probabilidadeMutacao = 0.50;
} else if (counter > 5000) {
populacao.clear();
carregarPopulacao(populacao);
probabilidadeMutacao = 0.10;
bestFitness = -1;
}
}
}
println("------------------------------");
if (achouSolucao) {
println("Solucao encontrada em " + i + " iteracoes");
println("Solucao =" + melhorIndividuo);
println("Fitness =" + fitness(melhorIndividuo));
} else {
System.out.println("Solucao nao encontrada após " + i
+ " iteracoes");
System.out.println("Melhor Individuo =" + melhorIndividuo);
System.out.println("Fitness =" + fitness(melhorIndividuo));
ocorreuFalha = true;
}
totalIteracoes += i;
if (i > totalMaxIteracoes)
maxIteracoes = i;
println("------------------------------");
mostrarTabuleiro(melhorIndividuo);
println("Elapsed time = " + (System.currentTimeMillis() - startTime)
+ "ms");
}
/**
* @param string
*/
private static void println(String string) {
if (!disablePrint)
System.out.println(string);
}
/**
* @param populacao
*/
private static void carregarPopulacao(Setpopulacao) {
while (populacao.size() <>
String individuo = gerarIndividuo(8);
println("individuo=" + individuo);
populacao.add(individuo);
}
}
/**
* mostrar o tabuleiro graficamente
*
* @param melhorIndividuo
* @return
*/
private static void mostrarTabuleiro(String melhorIndividuo) {
println("|---+---+---+---+---+---+---+---|");
for (int i = 0; i <>
print("|");
int posicaoRainha = Integer.parseInt(melhorIndividuo.substring(i,
i + 1)) - 1;
for (int j = 0; j <>
if (posicaoRainha == j) {
print(" x |");
} else {
print(" |");
}
}
println("\r\n|---+---+---+---+---+---+---+---|");
}
}
/**
* @param string
*/
private static void print(String string) {
if (!disablePrint)
System.out.print(string);
}
/**
* logica GA mantendo os melhores na populacao retorna o melhor individuo
*
* @param populacao
* @param probabilidadeMutacao
*/
private static String geneticAlgorithm(Setpopulacao,
double probabilidadeMutacao, int fitnessAtual) {
String melhor = null;
Setfilhos = new HashSet ();
int tamanhoPopulacao = populacao.size();
while (filhos.size() <>
String p1 = selecionarAleatorio(populacao, "");
String p2 = selecionarAleatorio(populacao, p1);
String filho = crossover(p1, p2);
if (randomico.nextDouble() <= probabilidadeMutacao) {
int ffitness = fitness(filho);
if (ffitness <= fitnessAtual)
filho = mutate(filho);
}
filhos.add(filho);
}
// adicionar dois dos melhores pais
Object[] pais = populacao.toArray();
int[] f = new int[pais.length];
int melhorF = -1;
for (int i = 0; i <>
f[i] = fitness((String) pais[i]);
if (melhorF <>
melhorF = f[i];
}
}
populacao.clear();
while (populacao.size() <>
for (int i = 0; i <>
if (f[i] == melhorF) {
populacao.add((String) pais[i]);
}
if (populacao.size() == 2)
break;
}
melhorF--;
}
filhos.addAll(populacao);
Object[] pop = filhos.toArray();
f = new int[pop.length];
melhorF = -1;
for (int i = 0; i <>
f[i] = fitness((String) pop[i]);
if (melhorF <>
melhorF = f[i];
melhor = (String) pop[i];
}
}
populacao.clear();
while (populacao.size() <>
if (melhorF <>
// should never happen...
System.out.println("???????");
break;
}
for (int i = 0; i <>
if (f[i] == melhorF && populacao.size() <>
populacao.add((String) pop[i]);
}
}
melhorF--;
}
return melhor;
}
/**
* @param filho
* @return
*/
private static String mutate(String filho) {
int mp = randomico.nextInt(filho.length());
int mc = randomico.nextInt(filho.length()) + 1;
filho = filho.substring(0, mp) + mc
+ (mp + 1 == filho.length() ? "" : filho.substring(mp + 1));
return filho;
}
/**
* crossover
*
* @param p1
* @param p2
* @return
*/
private static String crossover(String p1, String p2) {
int i = randomico.nextInt(p1.length());
String ret = p1.substring(0, i) + p2.substring(i);
return ret;
}
/**
* seleciona um individuo da populacao aleatoriamente
*
* @param populacao
* @return
*/
private static String selecionarAleatorio(Setpopulacao, String px) {
String pn = px;
Object[] tmp = populacao.toArray();
while (pn.equals(px)) {
int i = randomico.nextInt((populacao.size()));
pn = (String) tmp[i];
}
return pn;
}
/**
* gerar um individuo com n posicoes
*
* @param n
* @return
*/
private static String gerarIndividuo(int n) {
String ret = "";
while (ret.length() <>
ret += (randomico.nextInt(n) + 1);
return ret;
}
/**
* função fitness, retorna a quantidade de rainhas a salvo.
*
* @param individuo
* @return
*/
public static int fitness(String individuo) {
int ret = 0;
int[][] tabuleiro = new int[8][8];
// primeiro representamos o tabuleiro com 0 e 1
for (int i = 0; i <>
int posicaoRainha = Integer.parseInt(individuo.substring(i, i + 1)) - 1;
for (int j = 0; j <>
tabuleiro[i][j] = posicaoRainha == j ? 1 : 0;
}
}
// agora verificamos quantas rainhas estao a salvo, este será o nosso
// retorno da função fitness
for (int i = 0; i <>
for (int j = 0; j <>
if (tabuleiro[i][j] == 1) {
if (!temAtacante(tabuleiro, i, j)) {
ret++;
}
}
}
}
return ret;
}
/**
* verifica se existe uma rainha ameaçando a posicao i,j existindo retorna
* true caso contrário retorna false
*
* @param tabuleiro
* @param i
* @param j
* @return
*/
private static boolean temAtacante(int[][] tabuleiro, int i, int j) {
// verificar na horizontal
for (int k = 0; k <>
if (k != i && tabuleiro[k][j] == 1)
return true;
}
// verificar na vertical
for (int k = 0; k <>
if (k != j && tabuleiro[i][k] == 1)
return true;
}
// verificar na diagonal1
int i0 = i - 1;
int j0 = j - 1;
while (i0 >= 0 && j0 >= 0) {
if (tabuleiro[i0][j0] == 1)
return true;
i0--;
j0--;
}
// verificar na diagonal2
i0 = i + 1;
j0 = j + 1;
while (i0 <>
if (tabuleiro[i0][j0] == 1)
return true;
i0++;
j0++;
}
// verificar na diagonal3
i0 = i + 1;
j0 = j - 1;
while (i0 <>= 0) {
if (tabuleiro[i0][j0] == 1)
return true;
i0++;
j0--;
}
// verificar na diagonal4
i0 = i - 1;
j0 = j + 1;
while (i0 >= 0 && j0 <>
if (tabuleiro[i0][j0] == 1)
return true;
i0--;
j0++;
}
return false; // esta a salvo
}
}